sábado, 23 de agosto de 2008

Internet e Sociedade em Rede

MANUEL CASTELLS

Introdução:
“Internet é o tecido de nossas vidas neste momento. Não é futuro. É o presente. (...) È o meio de comunicação e de organização. (...) A Internet é e será o meio de comunicação e de relação essencial sobre o qual se baseia uma nova forma de sociedade que nós já vivemos, eu chamo de sociedade em rede”.

Ponto 1: A Internet não se criou como projeto de lucro empresarial, mas desenvolveu-se a partir de uma arquitetura aberta e de livre acesso desde o início.

Ponto 2: A geografia da Internet se configura em dois tipos: a dos usuários e a dos provedores.

Ponto 3: Há uma divisão digital: a Internet contribui criando um mundo dividido entre os que têm e os que não têm Internet.

Ponto 4: A nova economia é das empresas que funcionam com e através da Internet.

Ponto 5: Não é a Internet que muda comportamentos, mas os comportamentos que mudam a Internet.

Ponto 6: A maior parte dos movimentos sociais e políticos do mundo usa a Internet como forma privilegiada de ação e organização.

Ponto 7: A Internet mantém uma relação direta com a atividade política organizada.

Ponto 8: Os governos não podem controlar a Internet.

Ponto 9: A Internet está se convertendo em um coração articulador dos distintos meios multimídia.

Ponto 10: “Internet é sociedade, expressa os processos sociais, os interesses sociais, os valores sociais, as instituições sociais”.

Principais referências bibliográficas

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e terra, 1999.
__________. Internet e sociedade em rede. IN: MORAES de (org). Por uma Outra Comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2003.

MORAES, Enio Junior. Ciberexistência, comunicação, educação. Transcrição editada de palestra proferida pelo autor no XI Encontro de Letras da Faculdade São Bernardo do Campo, em 10 de outubro de 2007.

Nenhum comentário: